sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quem você é para você?






Se sair bem nas situações, ter jogo de cintura, driblar o medo de errar e muitas vezes ser corajoso para arriscar, não é tarefa tão simples quanto parece. E cá pra nós, ter insegurança, nem que seja um pouquinho, todo mundo tem. Acreditar em si mesmo pode soar clichê na teoria, mas na prática é essencial. E bem válido.

Acho que temos que ter controle à respeito do que pensamos e parar de fazer uma imagem errada sobre nosso eu. Sem contar que, a mente adora contar umas mentirinhas para tentar nos diminuir e nos convencer de que somos fracos, sem importância, que somos isso, que somos aquilo. Afinal de contas, o negativismo só precisa de uma brechinha para entrar, se instalar e tomar conta de tudo. Resultado: você se torna uma pessoa amarga, vazia, sem brilho, sem vida.

O dia-a-dia é suado, as situações e os pensamentos que te põe para baixo costumam dá um jeitinho de aparecer. Aliás, a-vida-não-é-bela-o-tempo-todo e sempre tem uma coisinha aqui ou ali incomodando. Mas a questão é: quem você é para você.

Quando a autoestima não vai tão bem, o vento, o mundo e todo o resto parece que conspira contra. E esperamos que o 'outro' faça aquilo que não fazemos por nós. Tá errado. Erradíssimo. A verdade é que temos uma forte tendência a nos valorizarmos para as pessoas ao invés de para nós mesmos. Nos importamos tanto com o que vão pensar ao nosso respeito, que acabamos abrindo mão daquilo que a gente acredita para poder agradar aos outros. Ilusão. Hora ou outra quebramos a cara e a decepção resolve dá aquele olá. É assim ou não é?

Pessoas são falhas, complicadas e nada perfeitas. E elas devem ser a soma e não nosso complemento. Felicidade, escolhas, motivações e principalmente, amor-próprio é da responsabilidade de cada um e ponto.
Não confunda, não estou falando em egocentrismo, autosuficiencia, e nem tampouco de egoísmo. Acho feio gente que só enxerga o próprio umbigo. Não é bem assim. Quero dizer que, suas vontades, seus sentimentos e o seu querer é importante. E precisa ser levado em consideração. 

Então não se proíba, se permita. Não se cobre tanto, pare de pegar no seu pé e faça o que tem vontade. Faça também as pazes com você. Olhe-se no espelho com olhos de amor. Se admire. Goste de ser quem você é, e do jeito que é. Se baste. Ame-se por dentro, por fora e por todos os ângulos. Se queira bem. Não existe nada mais prazeroso do que estar bem com você mesmo. Se aceite, se valorize. Se perceba, seja incrível por você e para você. Pode apostar, muita coisa vai mudar. Supere-se, surpreenda-se. E você vai adorar isso.

Não sou a sabe-tudo-da-história e nem levo uma vida apenas de sorrisos. Às vezes a autoestima dá tchau e desce pelo ralo. Acontece. Tenho os meus dias-deprê como todo mundo tem. Uma hora chove, outra hora faz sol. E assim vai.  Mas como hoje, há dias que resolvo acordar e me amar, sendo feliz bem do jeito que sou: cheia de qualidades e defeitos, normal e imperfeita. Mas inteira.



Karine Melo.