terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dia de faxina.





Hoje pela manhã acordei pensando em coisas. Melhor dizendo, dormir e acordei pensando em coisas. Por favor, não faz essa cara de tédio que quer dizer: ah, lá vem essa loira-sem-graça com aqueles papos. Desculpa, mas eu vou falar. Se não tiver saco para me aguentar, é simples. Basta clicar no X lá no cantinho direito da página. E eu vou entender. Mas se tiver, puxa a cadeira e fique á vontade. Você sabe, gosto da sua companhia.

Eu sei que tem dias que, definitivamente, a gente nem entende porque estamos nesse mundo-de-meu-Deus. Por mais que sua melhor amiga diga olhe-é-assim, não adianta, há certas teorias que ficam difíceis de entrar na nossa cuca. De repente, analisando direitinho, percebo que tenho que me submeter à alguns processos de limpeza cerebral. Isso mesmo. Arrastar os móveis, sacudir o tapete, tirar o pó, desentortar os quadros, jogar o lixo fora, varrer e passar Brilux, em tudo.

A cada dia que passa, acho as coisas mais difíceis. Sem contar que, entendo cada vez menos humanidade. Provavelmente você, que vez ou outra, firma os pés no chão, de algum modo, possa concordar comigo. As pessoas precisam urgentemente acreditar. Em Deus, nelas mesmas e em algum sentimento que as faça ter sede vida, um sentimento do tipo inabalável.

Vejo terminar vários relacionamentos que tinham tudo pra dá certo. Vejo amizades sendo interrompidas por bobagens. Intrigas em família, mau-humor constante, e por aí vai. Porque simplesmente ninguém sabe ter paciência, ninguém se tolera mais, ninguém entende que não existe perfeição, em nada.

Diariamente, as pessoas jogam tudo pro ar por causa de um aborrecimento, explodem, saem de si, agem como doentes. É tanta gente chorando de barriga cheia, é tanta gente se prendendo ao desnecessário. Parece que o respeito, a consideração e os bons sentimentos foram passear, e longe. Voltam quando? E Se voltar! Pelo amor de Deus, me diz, o que é que ta acontecendo com o mundo?

Bem, mas eu falava da minha faxina cerebral. Pessoal. Porque é muito fácil ficar apontando os erros e as mancadas dos outros, dizer no que precisam mudar, dizer o que precisam fazer, dizer o que se deve e o que não se deve sentir, dizer e dizer. Vem cá, e nós? E você? E eu? Anda tudo certinho? Eu tenho certeza que não. Sempre tem algo aqui ou ali que está precisando de reparos. Há sempre o que aprender, há sempre uma área que necessita de um cuidado a mais, ou de um puxão de orelha que a nossa própria consciência se encarrega em dá.

Interessante seria se tudo se resolvesse assim, num plim. Mas não resolve. Então, o negócio é olhar para si. Fazer sua parte. Mudar. Se desprender. Seguir. Tirar o sujo da alma, agir sem deixar que o orgulho e a impulsividade tomem conta de você. Ser livre para ser o que você é e não o que esperam que você seja. Livre para sonhar. Para fazer. Para sentir. E de uma vez por todas, parar de culpar e responsabilizar os outros pelos seus problemas. Sua vida, quem faz é você, o caminho é você quem trilha, a escolha é sua, sempre sua.

A gente precisa mesmo é de continuidade. Ansiamos por estabilidade em todo tipo de relacionamento que existe. Queremos ser bem aceitos, bem amados, bem quistos, bem sucedidos, bem, bem, bem. Mas pense bem, também. Será mesmo que estamos indo para o lado certo?

Finalmente, me deparei comigo. E, sinceramente, abri os olhos para algumas coisas. Claro, depois da limpeza minuciosa que eu fiz, bem aqui, na minha cuca. Lembra da tal faxina? Sim, é dela mesmo que estou falando. Foi a partir daí, que eu desisti de ficar pensando em como era pra ser. Agora eu resolvi ser. Desisti de pegar no sono alimentando erros, fracassos e vacilos, meus e dos outros. Não quero mais perder o foco. Simplesmente, desistir de me negar. Cansei de engolir palavras, como também cansei de soltá-las sem freio. Cansei de perder o meu eu de vista. A vida não é isso. E eu mereço mais. Você também, acredite.

Por isso eu me permito mais liberdade, mais leveza, mais sorrisos. E, depois do dia-de-lerê na minha cabecinha, após o Brilux, eu passo o bom-ar, aquele com a mais suave fragrância, e respiro fundo. E vou. Porque o mundo gira, dá voltas, e o tempo não para.




Karine Melo.

35 comentários:

  1. Ah ! como é bom te ler , Karine .

    Bjos de alma limpa e renovada ...

    ResponderExcluir
  2. Olá Karine,
    Obrigado pelo belo texto! Tem dias que também preciso fazer "faxinas" assim!
    Tenha uma ótima semana.
    Abração,
    Flávio Nunes.

    ResponderExcluir
  3. oie flor.. texto lindo!! é isso ai o tempo não para mesmo. ;)
    te espero no meu cantinho ;*

    ResponderExcluir
  4. o processo de limpeza sempre temos que fazer é como se fosse uma manutenção interna e isso é bom.
    beijo grande !

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu sei mesmo o que você sente.

    Depois que a faxina se conclui só fica aquele ambiente gostoso e aconchegante.

    Abraço meu.

    ResponderExcluir
  6. É preciso um desprendimento desmedido para fazer “tal faxina” de forma que sua fragância de limpeza perdure por um tempo superior e não esfacele a primeira nuvem poluente que baterá de frente com você. Conseguindo isso, é seu mérito! Não conseguindo, terás que fugir pra algum lugar e refazer novamente. Mas lembre-se: Quando fugires, não se esqueça de que estarás levando consigo você mesma na íntegra. É Assim, fugiremos de tudo e de todos, mas nunca de nós mesmos.

    O Forasteiro

    ResponderExcluir
  7. Oi Karine!

    Bom demais seu texto!!!!

    MUITO OPORTUNO!

    Adoro ler vc...tem coerência...
    Todos precisamos de uma faxina destas de vez em quando...falo de vez em quando...pq nada é pra sempre....vamos ter que faxinar muitas vezes....

    bjos querida!

    Zil

    ResponderExcluir
  8. Colocar aquilo que não nos agrada e até agrada mas faz mal para nós para fora é muito bom.

    É preciso saber viver tendo a coragem de abrir mão de algumas coisa.

    ResponderExcluir
  9. "..o que é que ta acontecendo com o mundo? "
    A sociedade atual é muito acomodada, se são beneficiados com coisas minimas e ilusorias, para eles bastam.. Acho que nasce no momento errado, queria poder sair na rua com a face pintada e gritar.. lutar pelos meu direitos. Maiss... ¬¬

    "Vem cá, e nós? E você? E eu? Anda tudo certinho? Eu tenho certeza que não."
    CCOMCERTEZA. Julgar é tão futil, tão banal ao meu ver, acreditoque até os erros pode ser uma questão de ponto de vista.

    Adorei a sua faxina.
    Adoro os texto da loira

    ResponderExcluir
  10. "E vou. Porque o mundo gira, dá voltas, e o tempo não para."

    É isso mesmo, é preciso partir para a acção.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  11. também acordei assim...
    acho que pode ser o fim de agosto trazendo a renovação e as boas vibrações...

    belo texto!

    um beijo moça!

    ResponderExcluir
  12. Vc ñ é loira sem graça ñ. Sabe, fico emocionado com as suas visitas ao meu blog. Faça o que quiser, serei sempre o seu seguidor. Limpe a mente, sorria, cante, veja a luz; é um caminho que acho seguro, ñ sei se serve p vc. Te apoiarei em tudo, pois, sei que será sempre de bom coração. abraços

    ResponderExcluir
  13. Concerteza li tudo, e concerteza achei maravilhoso tudo.
    Novas idéias, novos pensamentos, novo tudo, devemos sempre fazer reparos e limpezas nas coisas sujas e velhas da nossa mente. Os dias passam rápido e nunca para.
    Post PERFEITO chará. ;*

    ResponderExcluir
  14. Oi, to seguindo
    Me segue?


    gehegih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Tem dias, como hoje, que eu acordo querendo e precisando de uma faxina. Vou começar pela faxina no coração... e vou começar logo, que o tempo tá passando, né? :)

    Tão bom te ler e me ver nas suas palavras! :*

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida
    Gostei muito dessa faxina geral em nossa casa interior... Muito bom!
    Estou nesse processo também... para esperar a primavera bem limpinha e cheirosa...
    Muita flores irão desabrochar e precisamos recebê-las à altura.
    Abraços fraternos e votos de muita paz interior.

    ResponderExcluir
  17. a faxina foi um sucesso! adorei a forma como você
    colocou as coisas, e assino junto viu? adorei. beijos

    ResponderExcluir
  18. valeu a pena puxar a cadeira.

    mais paciência, menos mau humor.
    mais faxinas, menos julgamentos.

    vamos relaxar. e pensar bem.
    bem bem

    plim
    =)

    http://inskyscraper.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. É verdade, somos nós que fazemos nossas vidas...
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Estou em constante processo de limpeza cerebral, é impressionante, mas brigo comigo mesmo.


    BeijooO*

    ResponderExcluir
  21. vc esta totalmente certa!
    eu tive uma paciencia incrivel com o meu amor, esperei o tempo necessario pra que ele tivesse maturidade e conseguisse ver quem tinha do lado dele e hoje vivemos felizes!
    beijo querida!

    ResponderExcluir
  22. Ola Karine. Como foi autorizado, postei um de seus textos lá no Portal Blog. Confesso que não foi tarefa muito fácil escolher APENAS um texto seu dessa vez. ;)
    Dá uma passadinha por lá pra ver como ficou.
    Bjo'

    ResponderExcluir
  23. É verdade, se é pra mudar o mundo comece por você. E deveria ser assim com todo mundo. Esse vazio existencial deveria incomodar todo mundo. Vazio de alma. Essa vontade de arrumar a casa, de se encher de bons sentimentos e se esvaziar dos próprios erros é necessária. Tenha um ótimo dia. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. ''Foi a partir daí, que eu desisti de ficar pensando em como era pra ser. Agora eu resolvi ser. Desisti de pegar no sono alimentando erros, fracassos e vacilos, meus e dos outros. Não quero mais perder o foco. Simplesmente, desistir de me negar. Cansei de engolir palavras, como também cansei de soltá-las sem freio. Cansei de perder o meu eu de vista. A vida não é isso. E eu mereço mais. Você também, acredite.''
    Adorei esse texto, e o trecho destacado principalmente! Me vi nele, é como se suas palavras tivessem vindo de mim!
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    passo para dizer-te que não saberia viver sem os meus amigos.
    Para ti, que fazes parte deles, vai o meu carinho e o meu agradecimento em forma de palavras escritas no meu blog. A acompanhá-las há um presente feito especialmente para ti...
    Visita o meu Estados de Alma e verás...

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Como é bacana ler os seus textos...me da uma certa "limpeza" perto das coisas ruins da vida.

    Bjos querida

    ResponderExcluir
  27. Muitas vezes ficamos lamentandos erros ou lembrando as glorias de um passado que ja se foi ...
    E muitas vezes não temos coragem ou mesmo temos preguiça de renovar nossa mente e fazer a coisa certa, tentar novamente ...
    Engraçado vc falar de faxina por q fiz uma ontem em casa , estava separando as coisas da minha ex pra tia dela pegar e mandar pra ela
    E a cada objeto que guardava tinha alguma lembrança mas era como se fosse um velorio da morte do amor que viveu entre nós.
    Não estou conseguindo postar , mas talvez amanhã ou em breve farei isso ...
    Mas sua faxina me fez ter a ideia do que devo fazer !
    Bjos , obrigado !

    ResponderExcluir
  28. Essa faxina é necessária para encontrar o nosso equilibrio e bem-estar. Temos que liminar aquilo que nos faz mal de alguma forma. Eu sei que tenho algumas faxinas para fazer, só que está faltando atitude.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  29. Na maioria das vezes é mais dificil é aceitar o erro.
    Tentar entender a humanidade, sim é o que eu tento fazer todos os dias, acredite.
    Porém, só isso não basta, como voce mesmo disse.
    Do mesmo jeito que vai, volta.

    Afinal, todos dependem de você, e você depende de todos. É a regra da vida.
    Devemos continuar o ciclo, da maneira que voce achar mais inteligente.

    Parabéns Karine, abraços.

    ResponderExcluir
  30. Chato seria fazer como todo mundo faz...

    ResponderExcluir
  31. Isso mesmo, Karine!
    O tempo não para e devemos aproveitar tudo de bom que há na vida!
    Beijos,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. DESCULPA NÃO TE LER AGORA MAS VOLTATEI


    BEIJO GRANDE

    ResponderExcluir
  33. É... como dizia o Mário Quintana: " O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso!"
    Parabéns pelo texto. abç.

    ResponderExcluir