quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ao deitar...




Antes de dormir, é sempre o mesmo processo: fico um pouco (ou muito) tempo na Internet, depois corro pra cama. Pego o livro que estou lendo, leio, leio, leio até bater aquela preguicinha boa, aquela que pede descanso e um edredom gostoso para se enrolar. Ligo a TV num volume baixinho. Sempre gostei de adormecer com ela ligada. Então, TV programada para desligar 120 minutos depois.

Nesses minutos antes de pegar no sono, os meus pensamentos costumam fazer várias viagens, dessas para bem longe, outras, para bem perto daqui. Reflito sobre coisas que aconteceram no meu dia, faço planos para o próximo, e tenho um bom papo com Deus.

Logo em seguida, acabo sem querer, me entregando aos delírios-noturnos. Penso, penso, viro para o outro lado, e penso mais. É tanta besterada, minha gente. Mas quem não é assim? Talvez o negócio possa ser só comigo. Quem sabe.

Daí que nessa mesma madrugada, lembrei de uma pequena parte do livro que fala sobre maturidade, não necessariamente sobre os conceitos, e sim do momento em que um dos seus personagens se deu mal por não tê-la.

O que sei, é que ainda somos um mistério para nós mesmos. Em certas situações, deixamos o impulso e as emoções tomarem conta, agimos sem pensar, falamos na intenção de machucar, só para conseguirmos algo do nosso jeito. Facilitamos, e o que tende a nos dominar é o rancor, o orgulho. E em consequência, tomamos decisões erradas e muitas vezes, precipitadas. Depois, por ingenuidade, ou não, ainda nos perguntamos o porquê de estarmos passando por momentos de tristeza e angustia. Queremos a qualquer custo, nos livrar da aflição que o coração carrega. Mas chega uma hora em que é preciso aprender, reagir, se levantar. Amadurecer.

Claro que eu não vou bancar aqui a doutora-sabe-tudo. Tenho o meu jeito imperfeito de ser, pensar e agir. Sim, e também carrego a minha bagagem de erros e atitudes infantilóides. Com uns já aprendi, com outros, a vida vira-e-remexe-e-me-sacode-toda, mas no final, eu tomo jeito.

Maturidade é saber controlar as emoções, é quando conseguimos enfrentar os fatos desagradáveis sem nos tornar amargos. É trabalhar a paciência até mesmo quando temos que abrir mão de algo imediato. É encarar as coisas de outro modo, é ter humildade e reconhecer os erros. É não culpar o outro por nossas mancadas. Maturidade é liberdade. É livre arbítrio. É agir com tranquilidade as próprias limitações. É Sabedoria, é discernimento. É perseverança.

Maturidade é também é a capacidade de viver em paz com aquilo que não se pode mudar. Afinal de contas, nem tudo que achamos que é, é aquilo que deve ser. Sempre há mais de uma versão para os fatos, e a minha verdade, nem sempre é a sua.

A verdade é que crescemos com as nossas experiências. O tempo passa e aprendemos a ser mais resistentes às dificuldades. Um erro cometido hoje, já serve como espelho e conselheiro para o amanhã. Ninguém terá uma maturidade integral, até porque não existe termos absolutos para defini-la e nem uma regra exata para seguir. Ela é algo pessoal, que traça o caráter de cada um, que envolve e se desenvolve de acordo com aspectos práticos do dia-a-dia. Então, vamos continuar vivendo, tropeçando, caindo e levantando. Amadurecendo. Quem sabe um dia, possamos olhar para trás com a cabeça erguida e dizer: fiz o melhor que eu pude!

Ahh... assunto está ficando sério demais para o horário, e o sono agora bateu pra valer.


[ Psiiiuu...
Fala, mas fala baixinho,
que é pra ela não acordar..
 a TV ta quase se desligando]

 
 

Karine Melo.

22 comentários:

  1. Da mesma maneira que somos os únicos a nos conhecer por completo, também somos os únicos a conseguir consertar erros e conseguir vitórias.
    Se as pessoas não fossem um mistério, e a vida o jogo de gato e rato..
    Simplesmente não seria a vida.

    Eu acho que, quanto maior a dificuldade, maior o prêmio e a honra de poder dizer: "Eu consegui".

    Você tem a sorte de poder durmir ainda! Eu já sou um notivago de carteirinha!
    ahhahaha!
    Excesso de alcool e café.

    Fantástica reflexão Karine!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine,
    obrigado,
    seguindo-te também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Karine, vou falar baixinho...
    Tira a tv do quarto, não fica até tarde no PC e toma um chá enquanto lê o livro...
    no lugar da tv vc pode colocar uma música daquelas que quando vc ouve dorme, e ai acho que seu soninho vai ser melhor.
    Quanto o resto, vc tá super certa.
    E ah eu tb fico do mesmo jeito que vc, a não ser pela tv que tirei do quarto faz um tempo.
    :)
    Brigadim pela visita e pelo carinho,
    durma com os anjinhos
    beijos de boa noite
    :*

    ResponderExcluir
  4. Olá, Karine.

    Muito obrigada pelo comentário lá no meu blogue. E que bom que me encontrou, mesmo que por acaso, pois, assim, pude encontrá-la tb.

    Adorei o seu espaço e seus escritos!

    Amadurecer não é fácil! (Eu que o diga!) rs
    Com 32 anos ainda dou muitas cabeçadas e, às vezes, parece que eu me comporto como uma criança de 10 anos, outras como se fosse uma mulher que já viveu tudo que tinha pra viver... sei lá! É bastante complexo isso e o bom da história é que vamos sempre aprendendo. Até me arrisco a dizer que aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos. (O que de certa forma é reconfortante pra mim, pq tenho errado muito... eu reconheço!) rs

    Parabéns pelo texto... me deu bons momentos de reflexão. Tb sigo-te!

    Abraço,
    Patrícia Lara

    ResponderExcluir
  5. Menina, teus três últimos parágrafos estão simplesmente brilhantes, de uma riqueza reflexiva absurda. Fiquei impressionado, sério mesmo.

    Agora, eu, ao contrário de ti, deito no escuro, breu total, fecho os olhos e em, no máximo, dez minutos, mergulho no mais profundo sono.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. é a senhora maturidade....ensina todo mundo, por bem ou por mal, estamos todos participando do mesmo espetaculo da vida. entre erros e acertos chegaramos lá...nossas idiossincrasias é que antecipam o céu..rssrs. Abraços.
    PS: suas palavras sao como chocolate quente em dia frio...fez-me mt bem ler isso.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Karine!

    Gostei muito de seus textos!
    Sua desenvoltura com as palavras dão, a quem lê, uma atmosfera intimista muito agradável.

    ... Estou lhe seguindo também! ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Sinto muito em te dizer ... Mas lhe digo...
    Você tem jeito de quem disfarça para atingir a alma e acerta o coração, teve que roubar um texto seu, desculpa , mas fiz isso pelo bem da humanidade, minha amiga agradeceu e agora torna-se sua seguidora bjs.!

    ResponderExcluir
  9. Ah, tive que seguir !
    Ótimos textos, todos,
    me identifiquei e ponto :*

    ResponderExcluir
  10. Sensacional!!!

    Desliga a tv e abre o livro,
    durma com ele de página aberta!

    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  11. .

    Você sempre arrasando com seus textos. Lindo!!!

    "Maturidade é também é a capacidade de viver em paz com aquilo que não se pode mudar."

    Bem difícil, hein! (Ao menos pra mim)

    Lindo final de seman pra ti, menina linda.

    Beijos e sorrisos

    .
    .

    ResponderExcluir
  12. Que linda....amei menina..amei.

    Me senti do teu lado sabe, numa conversa de comadre,nessa reciprocidade do pensarque aconchega, acarinha, traz paz e fortalece os laços.
    Afinizo e muito com o teu pensar. E só algo complementaria ...a maturidade traz o açucar no olhar pq aprendemos a ver as coisas com mais serenidade e mais beleza nos minimos detalhes.E só carrega doçura quem amadureceu, e envelhecer pode nada ter a ver com o amadurecer, o que devemos deixar bem claro.

    Bjos linda.

    Erikah

    ResponderExcluir
  13. A maturidade de que fala é aquela necessária para quase todas as pessoas existentes nesta pequena esfera terrestre.

    Bem, tem ai um texto super construtivo, com uma pequena dose de humor - o que eu adorei.

    Um grande beijinho e continue porque eu tô adorando :D *

    ResponderExcluir
  14. UAHUAHAU gostei do texto ;D
    gostei do teu blog ;D

    ResponderExcluir
  15. Adorei todos os seus textos e me identifiquei muitissimo com você :D U fim de semana maravilhoso pra vc! Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Sempre digo que dormir é uma preparação para a morte. Os deuses nos enviaram o sono para que pudessos ir nos acostumando com a idéia. Eu, particularmente, não gosto de barulho e luz ao dormir. Acendo um incenso e deixo que meus pensamentos se acalmem, como uma vela em chama que vai se apagando.
    Belo texto.
    Abs,

    ResponderExcluir
  17. elisawz.bçpgspot.com
    bjs me diga depois o que acho hem bjs.

    ResponderExcluir
  18. O melhor é sempre nos esforçamos para fazer o melhor que podemos... mas só com o que merece o nosso melhor.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Eu acredito que com o passar do tempo a gente se torna mais "pessoa"...
    beijos grandes fofa*

    Segue este? http://fakees.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. TAVA LENDO AQUI O TEU TEXTO E PENSANDO.. TUDO AQUILO QUE A GENTE FAZ NA VIDA, FAZEMOS DE CASO PENSADO..E SEMPRE ACHANDO, QUE NAQUELE MOMENTO EM QUE A COISA ESTÁ SENDO FEITA.. É A MELHOR MANEIRA DE SE FAZER AQUILO, NAQUELE INSTANTE.. ENTÃO, NÃO CABE ARREPENDIMENTOS.. PQ FAZEMOS AS COISAS, DE CASO PENSADO..E ACREDITANDO SEMPRE, QUE AQUILO ESTÁ SENDO FEITO, É DA MANEIRA MAIS CORRETA.

    O ARREPENDIMENTO, VEM MAIS TARDE, PQ TALVEZ A COISA N TENHA SAÍDO CONFORME O ESPERADO.. MAS SE PARARMOS BEM PRA PENSAR.. NO INSTANTE EM QUE ESTAVAMOS AGINDO, ESTÁVAMOS CONVICTOS TBÉM, DE QUE AQUILO ERA O CERTO A SE FAZER, NAQUELE MOMENTO..

    NÃO SEI SE O TEMPO NOS ENSINA COM OS ERROS DO PASSADO.. AS PESSOAS DE UM MODO GERAL, SÃO MUITO RESISTENTES A MUDAR O SEU JEITO DE SER.. SE NO PASSADO ELA AGIU DE UMA FORMA, E NÃO DEU CERTO.. MUITAS VEZES SE REPETE A MESMA FORMA NOVAMENTE, ACHANDO QUE AGORA A COISA PODE DAR CERTO.. E COM ISSO, SE ERRA DE NOVO.. COISAS DO SER HUMANO NÉ..

    Meu deus, vou parar de escrever, senão isso aqui vira um monólogo.. culpa tua viu! Quem manda ter um blog bom.. entrei só pra espiar, e agora já estou falando mais que todos. Me mande calar a boca Karine..rs

    Beijos!

    ps:Teu blog é muito bom, e tu és inteligente..viu, por isso voltei..

    ResponderExcluir
  21. Gostei do seu texto...mesmo não sendo tão curto ,voce prende muito bem a atenção do leitor:D

    Seguindo
    Visita?
    www.rimasdopreto.blogspot.com

    bjos

    ResponderExcluir
  22. Ahhh que delicia de blog... lindissimos textos..
    Estou seguindo vc... vou adorar sua visita em meu blog...
    BjinsSS!!!

    ResponderExcluir