terça-feira, 20 de julho de 2010

Destino?


Um dia desses, uma amiga e eu, estávamos conversando. Daquelas conversas do tipo que poderiam durar dois dias inteiros. Compartilhamos as ultimas novidades do dia e da semana. Das mais fúteis às mais importantes. Falamos do cachorro, da amiga falsa, do próximo período na faculdade, do papagaio, do namorado, do marido, da nova receita do miojo-com-cara-de-macarronada, do goleiro do Flamengo, do shampoo que promete fazer milagres (e nunca faz) do rímel que também prometeu alongar mais (e nada). Enfim, fofoca é o que não falta. Coisas de mulher, de amigas, de melhores.

E por falar nelas, hoje é dia 20 de Julho. Que especial! Feliz dia do amigo à cada uma das minhas grandes amigas. E para elas terem a certeza do quanto às amo, eu sei que não será preciso eu escrever mil linhas emocionantes sobre isso. A questão é que eu não vivo sem a particularidade do que cada uma significa para mim. Elas sabem.

Mas voltando ao assunto... Conversa vai, conversa vem, nos detemos e em um determinado ponto do blá-blá-blá. Olhei para ela de um jeito (in)conformado e disse: É o destino! A conversa não se estendeu muito. Mudamos de assunto e ponto. Mas, não sei por qual razão, essa palavra ficou perambulando em minha mente. Destino. Destino. Destino. E depois dessa conversa, todas as coisas que aconteciam, eu associava com o tal do destino. Me perguntando, me questionando, se é por meio do destino que tudo se justifica, ou se é apenas questão de escolhas. Pronto, já percebeu não é? Confusão na certa para minha cabeça pensante.

As pessoas vivem numa busca constante de realizações. Por muitas vezes, nem sabemos na verdade o que esta faltando, ou o que ainda não é o suficiente, mas queremos mais. Mais paz, mais dinheiro, mais saúde, mais crise de risos, mais amigos, mais amor, mais férias, mais viagens. Mais, mais, mais.

Será que de todas as coisas que eu acredito, devo incluir também o destino? Até onde eu sei, destino é a necessidade que o ser humano tem em acreditar em algo mais forte do que ele. Acreditar que as coisas acontecem porque já estavam escritas, porque já estavam destinadas a isso. Para mim, ou para você, isso possa não fazer o menor sentido. Ou faz?

A vida corresponde às nossas atitudes. O que semeamos, colhemos. E disso, sabemos. Talvez aquilo que fazemos de bom e ruim, seja mesmo recompensado mas tarde. Na realidade, o que me deixa intrigada são as dúvidas, os caminhos, as escolhas. Será que um dia, alguém vai inventar um manual de instruções para se viver? Eu sei que não. Mas e o que eu faço com as minhas incertezas? Chega mais perto, vai. Me diz.

Destino é algo sem escolha? Em certas situações, passo horas e horas martelando em minha cabeça a melhor maneira de agir. Fico sem saber qual decisão tomar, que caminho seguir, o que devo escolher, o que devo abrir mão, o que devo agarrar. E tudo que eu mais desejo nesses momentos é uma luz que me guie. Que me leve ao que será melhor para mim.

Talvez aquilo que não sonhamos e que não estavam dentro dos nossos planos, seja o nosso destino. Mesmo que não se entenda agora o porquê, um dia saberemos que tinha que ser assim. O caminho para o qual andamos, é onde devemos chegar. Destino pode ser escolha. Ou sorte.Ou sina. Não sei.

O medo paralisa, o desconhecido provoca insegurança, incertezas levam à angustias. Equilíbrio é conquista que cada um faz com o tempo. Mesmo sabendo que algo pode não sair como se espera, precisamos confiar. Pode dá errado? Claro que sim. Evidente que sim. Mas, tudo também pode dá certo. Então o que resta é apostar, arriscar. Do contrário, como saberemos? Arrisque tudo. Não deixe nada completamente nas mãos do destino, faça sua parte, acredite! Não deixe que o medo seja maior do que a coragem, isso é para covardes.

Querer, suplicar que tudo seja como você sempre sonhou, não adianta. Isso não nos garante que aconteça. Não fique sentado esperando que o destino seja bom para você. Algumas expectativas podem ser em vão. (Recaída de novo) Ta certo, tudo bem, eu assumo. Não sei se devo acreditar no misterioso e complexo destino. Não sei como será o meu futuro. Quero saber, quero entender. Preciso.

É, ainda me faltam explicações que me convençam de verdade se estou no caminho certo. Mas enquanto as respostas não vem, enquanto as certezas convictas não chegam... Alguém aí me trás chocolates e uma bebida forte?



Karine Melo.

21 comentários:

  1. Chocolates e tequila chegando!

    Ahah, não tão simples assim, não é?
    O destino é mesmo o escape dos seres humanos para não se sentirem fracassados quando falham nem vaidosos quando conquistam.

    Mas nem todos nós atribuímos vitórias e derrotas a ele.

    Eu prefiro pensar que somos os melhores que poderíamos.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, moça!! Muitos vão dizer se o caminho está certo ou errado, mas ninguém vai dizer "vai que estou contigo"...assim, depende só de vc, então: siga, siga e siga...sem se questionar, apenas siga e aproveite cada passo...o que importa é o caminho!!

    Excelente texto!!

    []s

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, acredito que o destino é uma piada sem graça. Nossa vida é moldade pelas nossas ações, e pronto.

    Eu acredito numa força maior, mas ela não pré-definiu nada. Na minha fé, acredito que o que vier através de mim sera o Justo a ser dado. Se eu me esforçar, estudar, trabalhar igual um burro de carga, vou conseguir. Por que? Porque é justo. Eu corri atrás e consegui.

    O mesmo vale para todos os outros exemplos. Claro, eu acredito nisto.

    Abraços Karine!

    ResponderExcluir
  4. Eai Karine! Primeira vez no blog...
    Sobre a última linha: Sim, acho q por um tempinho iria funcionar.. Hm, chocolate e uma bebida forte até deu vontade! hhaha..
    Esse tal de destino pega a gente, porque é uma dúvida, que de tão mistificada e abstrada virou um mito para os céticos e opção para os que acreditam.
    Já q tu gosta do verbo, eu acredito mesmo é em poesia.(Puxando a sardinha pro meu lado..) Justamente por ser tão flexível as nossas interpretações...Enfim dá muito assunto esse tal de destino!hehe... Acho q vou ali pegar o chocolate q a bebida forte tá em falta!
    Parabéns pelo espaço, seguirei acompanhando!

    ResponderExcluir
  5. VC ESCREVE BEM.. TEM BOAS IDÉIAS.. SABE EXPRESSAR BEM O QUE PENSA.. E EU GOSTEI DAS COISAS QUE VC DISSE, E DA FORMA COMO DISSE.. LÍ DEPOIS OS OUTROS TEXTOS TBÉM.. BEM INTERESSANTE, A TUA VISÃO DAS COISAS.. É BOM SABER QUE AINDA EXISTAM PESSOAS ASSIM.. QUE ENXERGAM AS COISAS, ALÉM DO QUE ELAS SÃO.. VOU VOLTAR MAIS VEZES.. SÓ PRA SABER O QUE MAIS VC PENSA, A RESPEITO DAQUILO QUE VC ACHA INTERESSANTE NA VIDA.. Um beijo Karine!!

    ResponderExcluir
  6. Taí um dos assuntos que me levam a pensar bastante, o tal destino, vira e mexe eu fico com isso na cabeça, me perguntando se tudo é obra do acaso ou do destino, mas não adianta ficar se perguntando isso, o que vale é viver e a resposta a isso é meio que irrelevante... se é destino ou não que guia, eu não sei, mas eu escolho viver!

    Bjs =)

    ResponderExcluir
  7. "Querer, suplicar que tudo seja como você sempre sonhou, não adianta. Isso não nos garante que aconteça.". Issoé bem verdade minha nobre colega de blog: quando nossas palavras não acompanham nossos atos o coração é quem paga, adoece. Mas há muita força dentro de todos nós, muita força. Nisso eu creio. Forças por vezes adormecida. Na minha concepção, o destino é como a folha de um livro que eu recebo todo dia pra escrever o que eu quero, mas as vezes canso de escrever, as vezes a ponta do lapis quebra e apontá-lo nem sempre depende de mim, porque eu tenho o lápis mas o outro é que tem o apontador, entao eu empresto e continuo a escrever essa história de uma garota - gibbs- pensante. PS: Só escrevendo nossas mais profundas verdades é que tocamos em cheio a alma do outro. suas palavras questionam o silencio dos que passam por aqui. bjos, fk cm Deus!!!

    ResponderExcluir
  8. Destino é ação, reação e um pouquinho de sorte - por que não? - não necessariamente nesta ordem. E, ainda assim, tão imprevisível! ;)

    ResponderExcluir
  9. lindo, parabéns e feliz dia dos amigos

    ResponderExcluir
  10. A amizade é linda em todos os momentos.
    eu amo teus textos, são muito sinceros.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. A vida é um roteiro em constante construção, não sei se acredito que há um diretor que tenha planejado tudo certinho, o nosso "destino". Quando ao chocolate, acho que vai melhor com um café beeeeeeeeem quente! Parabéns pelo blog! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Aiai essas fofocas de amigas que duram horas!rsrsrs
    O destino é algo que nunca saberemos explicar faz parte de um jogo em que não se pode começar de novo pq se conhece as regras. É vida!
    Nosso destino depende de nossas escolhas, parece simples né. Quem derá!
    Lindo teu texto. Adoro a forma que você escreve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Bartender, please, more a cup of whiskey and Chocolate. rsrs.

    Gostei do texto. Amizade é tudo.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá Karine,

    Estive aqui no seu blog anteriormente mas com o link errado, o link do meus selos e mimos...
    na verdade gostaria que vc conhecesse o meu blog "alfa" o
    www.coisasdemullher.blogspot.com
    :)
    Estou te seguindo por ele
    E quanto ao seu post eu acho que não se deve dar o crédito apenas ao destino, que podemos fazer nosso caminho e que tudo depende de nós a maior parte do tempo.
    Podemos fazer acontecer.
    Que vc tenha uma linda Quinta
    beijos na alma!

    ResponderExcluir
  15. Bonita indagação, Karine.
    A verdade anda escondida. mas nós podemos alcançar muita coisa dela!
    Assim como você. Gente com novos horizontes tem sempre uma palavra nova!

    Carinho,
    Jorge

    ResponderExcluir
  16. OLá,linda
    Gostei demais do teu blog,viu?
    Você escreve muuuito,garota!
    Estamos seguindo com ctz.
    Visita o nosso tb.
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  17. Pensar ou concluir algo sobre o destino é realmente uma tarefa árdua. Melhor deixar pra deixar enquanto come chocolates e vira alguns shots mesmo.

    Just believe.

    =*

    ResponderExcluir
  18. Eis o que fiquei matutando essa semana tbm. Principalmente quando alguém me disse: "não se esqueça que você tem que confiar no destino." Será mesmo?
    Já conseguiu os chocolates? :D
    :*

    ResponderExcluir
  19. Depois de quebrar a cara meia-dúzia de vezes, passei a tentar deixar o tempo revelar certas coisas. Não todas, mas pelo menos aquelas que não dependem de mim. E, quer saber? Tem dado certo. Mas, é claro, não é nem um pouco fácil.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Amigaa, ainda bem que posso te chamar assim....
    pois.. hoje em dia é coisa raraa...saiba que sempre tow aki pra oq der e vier... mesmo um pouco longe...mais bem pertinho no coração....
    amuh tu amigaa...
    da sua Fofuraa.... Hamyjan.

    ResponderExcluir
  21. a cada leitura mais enacatamento...
    lugar bom de se chegar...
    abs

    ResponderExcluir